1o. CAPÍTULO - SANTA IZABEL DO IVAÍ - PARANÁ - MEUS AVÓS

Avós Maternos: João Moreira Ramos e Pedrina Góes Ramos.

Nesta cidade em meados dos anos 50 um casal de colonos fugindo da pobreza que assolava Marília-SP, Se mudaram para o Paraná para plantar café, que era a cultura agrária do momento, com a intenção de dar melhores condições de sobrevivência para seus filhos, estes eram meus avós João Moreira Ramos e Pedrina Góes Ramos, Eles tiveram  6 filhos, Celso, Célia, Mercedes, Luiz, Otacílio e Sidenes, este são meus tios dos avós maternos, que também quero deixar registrado seus nomes para a eternidade, já que foram pessoas que de algum modo e em algum momento me ajudaram com palavras ou atos para meu crescimento aqui nesta jornada da vida.

Com as duras geadas dos anos 70 assolando as lavouras paranaense, foram obrigados a migragrem para São Paulo para trabalharem na fábricas em Guarulhos-São Paulo.
Quero deixar registrados  um pouco da vida dos meus avós maternos e também homenageá-los pela lindo legado deixado a nós seus descendentes, Meu avô João Moreira Ramos era um homem duro de semblante carrancudo, no entanto de vez em quando era doce e amável, homem que não tinha medo do trabalho, mãos calejadas pela  dura lida  na lavoura, ensinou seus filhos que trabalho e dignidade não podem faltar em um bom cidadão. Trabalhou até seus 80 anos de idade sem reclamar do dura labuta, pelo contrário quando foi obrigado a parar de trabalhar se entregou a tristeza e pereceu aos seus 86 anos de idade, mas digno, deixando um legado de fidelidade aos seus princípios éticos, e deixando bens aos seus filhos como é digno de ser aqui lembrado, como Deus diz que o homem bom deixa bens aos seus descendentes, não só bens materiais,  mas.. a maior riqueza que um homem pode deixar aos seus descendentes é: firmeza de caráter e bons princípios.


- Minha avó foi a pessoal em quem me inspirei para viver e aprendi que vale a pena ser uma pessoa liberal em doar aos necessitados, ela foi uma senhora adventista,  de coração super bondoso que se entregou a ajudar o próximo em sua vida inteira, saia  de sua cidade para ajudar pessoas do Brasil inteiro a dar a luz a seus filhos, parteira competente que nunca deixou perecer um só recém-nascido ou sua mãe, em sua história de parteira, era de estatura média,  mas seu tamanho em valor pessoal era gigante, era de casse média, mas o seus esposo, meu avô não compactuava do mesmo propósito que havia no coração dela "ajudar os necessitados", por isso em sua velhice ela ía a feira catar restos de legumes para ajudar as prostitutas e moradores de rua que perambulavam na Praça Getulio Vargas em Guarulhos durantes as duras noite frias da década de 80, eles  saiam a procura de restos de comida nos lixos das casas, no entanto quando chegavam em sua casa humilde casa no meio de outras belas mansões no bairro vila progresso encontravam  um prato de sopa quentinho e roupas para aquecerem seus corpos maltratados pelo vícios e pela dura realidade dos moradores de rua.

Tiveram 8 filhos:

Tios Maternos:

Tio José Moreira Ramos e Leonilda Ramos 
Este dois também moravam no fundo de nossa casa, eles nos ajudaram com sua amizade, já que moravam ao lado, sempre de olho nas crianças, já eu filha mais velha que morava em casa, e minha mãe tinhamos que trabalhar para trazer o sustento para os três irmãos menores, e criança só não é bom, já que não tinhamos condições para pagar alguém para cuidar deles, nossos tios sempre colaboravam com conselhos, repreensão e as vezes acolhimentos, sou grato a eles por tudo que fizeram. Deste casamente meu tios meu deu este primos: Cidinha, Antônia, José, Clarice, Fátima, Valdeci, Valdir e Nelson.

 Celso Moreira Ramos - Nacto.

Preciso falar um pouco dos meus tios porque são parques da construção da minha vida, vou começar pelo meu Tio mais velho Celso Moreira Ramos, foi um jovem um pouco rebelde, não conseguiu aguentar a correção do meu avô João que como disse era um homem muito duro, então com quatorze anos fugiu de casa e veio para São Paulo, vivia a margem da sociedade fazendo bico aqui e ali, não tinha paradeiro certo,  no entanto de vez em quando aparecia para ver a familia que não o acolhia nunca a não a minha vó que como mãe o amava e protegia como podia, dos ataques de preconceitos de todos por ser uma pessoa pobre e humilde que não se casou e não tinha emprego fixo, já como morava nas ruas não estudou,  morreu mais ou menos em 2.000 nunca achamos o corpo e nem sabemos em que circusnstâncias se deu sua morte.
 Pelo que tivemos conhecimento, não teve filhos.

Mercedes Moreira Ramos e Walter Baltazar

Este casal foram primordial pela migração de  minha familia  para Guarulhos em 1986, pois eles me receberam meu irmão primeiramente e a mim sem se quer nos conhecerem  direito, pois só haviam nos visto quando criança, tenho muito a agradecer a eles, pois abriram seu ninho para nos abrigar por um curto período, mas valeu a pena, meu tio Walter foi a pessoa que me ajudou a construir as casas, quando as pessoas cediam seu terrenos para construirmos, nos ajudou muito, era uma pessoa sem preconceito quanto aos pobres, pois eles eram de familia classe média alta e nós palpérrimo, mas ele não olhava para isso e não media esforços para nos ajudar em tudo que precisássemos. 
Minha tia Mercedes eximia costureira sempre costurava vários vestidos bonitos para mim, também ajudou minha mãe dando emprego para ganhar algum dinheiro que ajudou no sustento da familia de cinco pessoas recem chegadas de Rondônia em um momento muito difícil de nossa vida.
Eles tiveram dois filhos juntos: Laureci e Vilmar.

Sidenes Moreira Ramos e Marilza Ramos

Quando chegamos de Rondonia, fomos morar ao lado da casa deles, meu avô cedeu um 2 cômodo e um banheiro, onde morávamos em 5 pessoas, esta minha tia Marilza e Sidenes colaboram muito com bons conselhos, já que éramos jovens, sem muito conhecimentos da vida, necessitando de um apoio emocional, foi muito bom tê-los ao nosso lado
Tiveram 3 filhos: Whaligton, Whachignto e uma prima que não sei o nome.



Otacílio Moreira Ramos e Maria Ramos

Este meus tios foram muito receptivos num momento difícil que passamos já nossa avó ficou muito doente e não poderíamos mais morar perto dela, porque as crianças faziam muito barulho e minha avó precisa de silêncio e sossego para se recuperar, assim sendo meu avô pediu gentilmente que desocupássemos a casa, como erámos muito pobre e não tinhamos como pagar o aluguel, compramos com muito sufoco material e este meu tio Otacilio permitiu que construissemos dois comodos e um banheiro no seu terreno, onde ficamos por volta de 2 anos, no entanto havia um rio nos fundo que todas as vezes que chovia dava enchente em nosssa casa, quase matando meus irmãos que na época só tinha 5 e 7 anos de idade,  então precisamos desocupar a casa e voltar para casa do meu avô, já minha avó nesta épóca já havia falecido.
Agradeço imensamente a este casal que de uma maneira surpreendente nos ajudou  em parte de nosssa caminhada nesta vida.
Tiveram 5 filhos maravilhosos: Aparecida, Ailton,  Vera, Marcia e Fabiana.


Luis Moreira Ramos e Maria José Ramos
Este casal eu tive pouco contato, mas o pouco contato que tive foi de extrema importância para minha vida, já que eles sempre foram muito religiosos e  sempre os tive como exemplos de um cristãos fiéis, e procurei seguir o exemplo deles. Moram em Brasilia, meu tio é teólogo e pastor adventista e minha tia sempre foi professora e coordenadora dos colégios adventidas de vária estados do Brasil, já sempre estão viajando. São pessoas maravilhosas e tiveram um casal de filhos: Marjorie e Felipe.




Avós Paternos: Etelvino Esteves Martins e Ana Teodora Martins



Também não poderia deixar de falar dos meus avós Paternos, vou começar pela da minha avó Ana, era uma pessoa de personalidade forte que comandava a família com mãos de ferro, meu avó um homem de personalidade mais flexível  também sabia comandar a fera ou seja a bela, tiveram um casamento de 60 anos juntos, criaram 8 filhos que são meus tios: Francisco, Lázaro, Venância, Maria Aparecida, Pedro, Miguel, Sebastião e José Esteves.
Não posso deixar de homenagear também esta minha linda família, que foi a precurssora do meu nascimento,  Meus avós também moravam na cidade de Manguari-PR, onde nas mesma época do meu outro avôs tiveram filhos e criavam seus filhos jovens ali, então foi aí  deu início a minha história, meus pais se conheceram e se casaram  em Manguari, agora chamada de Paranavaí - PR, só então  na década 80 que resolveram migrar para Ji-Paraná-Rondônia, onde o INCRA estava doando terras para colonizar o na época Território de Rondônia que depois passou a ser Estado de Rondônia.

Eles viveram 8 filhos: Francisco, Venância, Lázaro, Maria Aparecida, Pedro,  José, Sebastião e Fia

Tios Paternos:

Francisco Esteve Martins e Hortência Martins 
Estes tios forma extremamente importante na minha infância, pois era onde era acolhida nos finais de semana quando já tinha por volta dos dez anos, e meu pai alcólatra fazia de nossa vida um inferno, então eu pegava a minha bicliceta e fugia para o sitio para ficar brincando e conversando com minha querida prima Cida que sempre me tratava como uma irmão, erá um pedacinho do céu aquela casa, minha tia Hortência sempre me tratava com dignidade, nunca me tratava com grosseira que era acostumadas ser tratada dentro da minha casa. 
Meu tio Francisco era sempre respeito e gentil em falar conosco, as vezes nos aconselhava com gentileza e em tom de brincadeira, sempre me senti querida naquela casa, por isso sou muito grata a eles por tudo, jamais podeira deixar de homenagear estas pessoas tão lindas e maravilhosas. 
Eles tiveram 6 filhos maravilhosos: Juvenal, Jussiel, Genivaldo, Gelson, Gilson, Jelmo e Aparecida.

Lázaro Esteves Martins e Nelsa Lacintra Martins
Este casal também acrescentou muito em minha vida, já que quando ia passear em sua casa era muito bem recebida pelo meu tio que só sabia brincar e rir, minha tia Nelsa morava mais distante, por isso eu dificilmente iria em sua casa, foi mais na  minha juventude que fui passear em sua casa e a achei muito acolhedora, mais tarde teve um câncer de mama e ficou na minha casa em torno de 6 meses fazendo tratamento na UNICAMP, foi aqui tive o prazer de conviver com uma pessoas extremamente gentil que me ensinou muito a ser perseverante e não desanimar nos momento difíceis, foi um anjo que Deus colocou em minha casa, porque depois de sua passagem pelo meu lar, nunca mais foi o mesmo foi renovado com esperança amor e bondade. 

Ela e me tio já faleceram estão dormindo para nos encontrar no céu, valeu a pena tia e tio voces foram exemplo de dignidade e alegria.
Eles tiveram 6 filhos: Ademir, Valdir, Claudemir, Ezequiel, Claudinei e Rosemeire.

Venância Esteves Barbosa  e Leopoldino Barbosa
Esta é uma tia que tenho muito apreço, até porque é minha tia e ex sogra, já que fique morando junto com seu filho caçula por tres anos e tenho uma filha com ele, Rui Barbosa, meu tio também é muito querido, ele tiveram dez filhos vivos,  Pedro, Isabel, Marlene, Armando, Rosangela, Jeremias, Madalena, Jossemira, Rui e Ana. 

Maria Aparecida Esteves Martins e Juca Bressanini

José Esteves Martins e Marilda Rodrigues Martins

Sebastião Esteves Martins e Sônia Gritdner Martins

FIA



Estas fotos ilustra um pouco da História de Mandaguari-PR, depois mudou para Paranavaí-PR onde meus avós, meus pais e eu  vivemos  desde de meados de 1950 até a década de 1980.





















Fonte fotos: /davidarioch.wordpress.com


Vou colocar fotos de Ji-Paraná-Rondônia onde vivi no periodo de 70 até 1986.




















     Fonte:www. injipa.com.br.

Comentários